sexta-feira, 10 de julho de 2009

INTERNET E SUA IMPORTÂNCIA EM SALA DE AULA

TEMA:
A internet e sua utilização da leitura e na produção textual nas escolas.


INTRODUÇÃO



Pensar é aprender a raciocinar, a organizar logicamente e discurso, submetendo-se a critérios, como a busca da razões convincentes, inferências fundamentadas, organização de explicações, descrições e argumentos coerentes. Ler, escrever, ouvir e calcular são mega-habilidades incrivelmente complexas e sofisticadas. Desenvolver a habilidade lingüística significa adquirir, ao mesmo tempo, a lógica e a sintaxe que estão inseridas na linguagem. Lipman 1992, p.47


Em meio a uma realidade educacional em um em uma sociedade cada vez mais interligada e globalizada, e a tecnologia de informação se torna cada vez mais rápido e de fácil acesso, e no meio dessas mudanças a educação também deve se adaptar a essa nova realidade. E os educadores devem alem dessa adaptação passar a utilizar também esses novos recursos tecnológicos, para assim favorecer o aprendizado, para MOURA, (1998) “A Internet faz hoje parte do nosso mundo, incluindo o espaço escolar, e a educação não pode passar ao lado desta realidade. Este novo recurso põe à disposição um novo mar de possibilidades para novas aprendizagens, permite a interacção com outras pessoas das mais variadas culturas, possibilita o intercâmbio de diferentes visões e realidades, e auxilia a procura de respostas para os problemas. Ela é um excelente recurso para qualquer tipo de aprendizagem, em particular nas aprendizagens em que o aprendente assume o controlo".


Caminhamos para formas de comunicação audiovisual pela Internet de uma parte dos brasileiros, não de todos. Mas a qualquer momento você poderá ver e ouvir facilmente os outros, e a um custo barato. Isso é algo que até agora só as pessoas da televisão fazem, repórteres e apresentadores, vendo-se e conversando ao vivo de diferentes países. Com a Internet e a velocidade... isso vai ser relativamente fácil e barato. Só que isso também não vai diminuir as desigualdades, pelo menos a curto prazo. A questão tecnologia não vai ser resolvida. Mesmo que se tenha a televisão hoje, de que adianta só ter o acesso? A televisão não muda o modelo social, faz com que mais pessoas tenham acesso, mas dentro de um mesmo modelo concentrador (os mesmos falam para os
demais).
MORAN (2001)


Quando se passa a usar a rede de internet, o professor tem a contribuição de ofertar para alunos e textos, alem de informação, tendo acesso assim a dados antes difíceis de serem acessados. Onde é possível entrar em bibliotecas de universidades de localidades distantes, enriquecendo assim as pesquisas tanto para alunos quanto professores.


Borges (2000, p. 78) destaca que o uso da internet deve ser feito como um suporte na construção de conhecimentos, assim nos remete para ações mediadas e compartilhadas das informações disponíveis consolidando um ambiente digital de produção ou re-construção de informações contidas na internet.


Aprender a aprender e a desenvolver a criatividade são habilidades críticas na sociedade onde o conhecimento se renova com velocidades inesperadas.Através de diálogos entre os pares, entre alunos e professores ou em comunidades de aprendizes.[...]Este repensar da perspectiva educativa incide largamente na relação entre a Internet a aprendizagem, toda vez que se faz uso desse meio, se use predominantemente para fazer a diferença (novo paradigma, atuar sobre objetos de conhecimento e interagir entre grupos de pessoas), tomando como marco o global, mas sem perder de vista o local. Os currículos globais começam a ser cada vez mais uma crescente preocupação dos educadores das organizações. (VALZACCHI, 2003 p.129-177
Segundo BORGES (2000, p. 62-63) Internet é uma nova forma de realizar o trabalho pedagógico e, portanto, estará cada vez mais influenciando o processo educacional. [...] e atribuindo novos usos e novas finalidades á Internet, o homem poderá estar redefinindo sua própria identidade, capacitando-se para uma nova ordem global das relações humanas, e assim, estará gerando uma nova transformação da realidade sócio-histórico-cultural.
E ao meio a um cenário novo na educação, a leitura que é uma atividade que faz parte da condição do ser humano tendo o homem como adquirir e evoluir, passando assim e ver a importância da mesma, através do despertar da curiosidade da leitura, o estudante para construí-la e desconstruir seu próprio conhecimento, e em uma sociedade moderna como a de hoje, em que tudo gira em torno da língua e leitura, ter acesso a esse domínio propicia a esse aluno um maior acesso a seu direito de exercer sua cidadania, podendo muitas vezes facilitar a inclusão social desses alunos. Para Silva (1988, p.102) recuperar o significado da leitura da palavra no meio escolar, transformando as condições de sua realização, não é tarefa das mais fáceis, pois envolve toda uma história de carências acumuladas e extremamente complexas. A leitura vai depender de certas condições para ser efetuada, entre outras, o preparo do professor, e a formação de acervos específicos.
Foi afirmado anteriormente que, ao experimentar a leitura, o leitor executa um ato de compreender o mundo. De fato o propósito básico de qualquer leitura é a apreensão dos significados midiatizados ou fixados pelo discurso escrito, ou seja, a compreensão dos horizontes inscritos por um determinado autor em uma determinada obra. (SILVA, 1987, p.43).

A leitura tem um caráter de informação e instrumental, sendo assim ela serve para nos evoluirmos tanto quanto pessoa quanto uma evolução em nível de desempenho em diversas atividades na escola, tendo assim o professor de português um importante papel nesse empenho em incentivar o aluno a usar da leitura através da internet como uma importante ferramenta no aprendizado.

Segundo Snyder (2002) descreve a internet como um labirinto, espaço de interações, de caminhos certos e incertos em meio ao conhecimento disperso no espaço virtual. Para a escola, a autora anuncia grandes possibilidades, desde que os atores das relações educativas estejam conscientes da natureza deste "terreno virtual". Enquanto hipertexto eletrônico, a internet não apenas inova o texto e seu modo de apresentação e leitura, como também propõe novos gêneros de textos e novas modalidades de leitura.
Já que a internet hoje faz parte da realidade das pessoas em seu dia a dia. Porque não trazer essa ferramenta para a escola, no uso da leitura segundo FERREIRA (1994). "(p. 261) "a Internet - maior rede de computadores do mundo - é freqüentemente descrita como a rede das redes, pois abrange todas as espécies de redes possíveis, tornando-se a verdadeira rede global, contando com mais de 13.170 redes regionais, nacionais e internacionais.
Porém não são todos que vêem a internet como algo benéfico para o uso em sala de aula da mesma, como defende Lévy (1999, p. 157) afirma que a cibercultura traz uma mutação da relação com o saber. Para este autor, "o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas", como a memória, que "se encontra tão objetivada em dispositivos automáticos, tão separada do corpo dos indivíduos ou dos hábitos coletivos que nos perguntamos se a própria noção de memória ainda é pertinente" (Lévy, 1993, p. 118).


Até mesmo em escolas publicas hoje em dia é possível ter a internet como ferramenta para pesquisar, para assim ser usada na leitura e produção textual. A presença do computador na escola é uma realidade incontornável e seu uso já vem se tornando um fato corriqueiro até mesmo nas escolas públicas do interior brasileiro.2 Escasseiam, contudo, reflexões críticas a respeito do uso da computação em sala de aula, o qual vem
ocorrendo de modo ingênuo e despreparado. É minha intenção fazer aqui uma abordagem crítica do hipertexto como um “novo espaço de escrita” (v. Bolter,1991).



Quando o professor tem em suas mãos algo que os alunos já usam em seu dia a dia, a tarefa aqui é fazer com que esse aluno, use a internet para também a função de acesso a leitura e produção textual.

REIL (1996) afirma que o produto do trabalho dos estudantes, tal como trabalhos em multimídia, relatórios, textos, imagens, gráficos e outros, pode se transformar em ferramentas, na rede, para os pares em outras localidades.


Assim ao se adaptar e uma nova realidade, o professor traz para a sala de aula algo que o aluno se interessa, incentivando assim a leitura e produção textual através da internet.









BIBLIOGRAFIA


BOLTER, Jay David. Writing Space. The Computer, Hypertext, and
the Hystory of Writing. Hillsdale, N.J., Lawrence Erlbaum Associates,
1991.

BORGES, Ilma. Prática Pedagógica, Processos Interativos Humanos e a Construção do Conhecimento Usando a Internet: uma análise a partir da Teoria Histórico- Cultural de Lev S. Vygotsky, Florianópolis, 2000, 158 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

LIPMAN, Matthew, O pensar da educação. Vozes 1992


MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas,1998 Aprendendo a viver. São Paulo: Paulinas, 1999.. Como ver televisão; leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo: Paulinas, 1991.


SILVA, Ezequiel Theodoro da. O Ato de Ler. 4 ed. São Paulo:Cortez, 1987.


VALZACCHI, Jorge R.. Internet y Educacion: Aprendiendo y Ensensando em los espacios virtuales. 2ª edicion, Versão Digital, 2003. In: http://www.educoas.org/portal/bdigital/es/indice_valzacchi.aspx 04 de junho 2006





Por Marcelo Carolino Brito

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